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Como é o tratamento para crianças com Apraxia de Fala Infantil (AFI)?

Atualizado: 6 de jun. de 2021



O tratamento preconizado é fonoterapia especializada realizada individualmente. É preciso buscar o fonoaudiólogo que tenha formação em métodos de intervenção específicos para apraxia de fala na infância como DTTC, PROMPT. É essencial que a criança tenha uma prática repetitiva das palavras e que possamos facilitar a sua produção através de pistas multissensoriais (visuais, auditivas, proprioceptivas).


Caso a criança seja pouco verbal é importante introduzir uma comunicação suplementar (pastas com imagens produzidas especialmente para a criança), que irá lhe auxiliar na socialização e na expressão de suas necessidades. Mas este recurso, não irá impedir o desenvolvimento da fala, pelo contrário, auxilia no seu desenvolvimento.


Como existem graus de apraxia de fala, muitas vezes precisamos aumentar o número de sessões por semana de acordo com a gravidade do distúrbio. Em casos severos ou graves, o indicado é que seja de 3-5 vezes por semana.





O acompanhamento fonoaudiológico normalmente é feito a longo prazo e a evolução da criança pode ser lenta. Mas com o atendimento apropriado as crianças sempre conseguem evoluir e diminuir o seu grau de dificuldade. Mas estes resultados variam muito porque depende de quão cedo a criança iniciou os atendimentos, se os pais estão sendo participativos, se há motivação da criança para os atendimentos, se há envolvimento ou não da escola no processo, se a terapia está adequada, se a criança tem também déficits cognitivos.


O tratamento principal é o fonoaudiológico, mas muitas vezes pode ser necessário associar atendimentos de terapia ocupacional, psicomotricidade, psicopedagogia e psicologia. Muitas vezes a criança pode desenvolver dificuldades de socialização, escolarização e/ou comprometimentos emocionais, porque não conseguem sempre ser compreendidas, causando sentimentos como frustração, insegurança. Com isso, podem também desenvolver comportamentos inadequados como irritabilidade e agressividade prejudicando o desenvolvimento da criança como um todo.


A parceria com os pais é sempre muito importante no processo, já que precisamos de muita repetição para que a criança consiga automatizar a sequência dos movimentos para a/as palavras-alvo trabalhadas. Mas precisamos cuidar para que os pais não deixem de ser pais e acabem tornando-se terapeutas, porque isso pode prejudicar muito as crianças ao invés de auxiliar. Por isso, o ideal é que nós possamos ajudar os pais a fazerem parte do processo de forma balanceada, com muito amor e carinho, buscando proporcionar autoconfiança e segurança para a criança.


Se seu filho foi diagnosticado com AFI, confie que ele é capaz e com a rede de apoio adequada, as dificuldades serão superadas!




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