Como ensinar dois idiomas para a criança?
- Cíntia Bonfante
- 3 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Existem várias maneiras de expor seu filho a duas línguas. Não quer dizer que uma maneira seja melhor que a outra. O melhor método é aquele que funciona para dinâmica da sua família. Mas vou escrever abaixo algumas maneiras mais comuns de expor seu filho a mais de um idioma:

Aquisição Simultânea:
Seu filho aprenderá as duas línguas ao mesmo tempo (normalmente antes dos 3 anos):
Mãe fala um idioma e o pai fala o outro idioma. Cada um dos pais, falará em uma língua diferente com a criança. É importante que cada um fale no idioma que mais se sinta confortável. Por exemplo, a mãe cresceu falando inglês, então ela fala apenas inglês com a criança. O pai não é bilíngue, então ele fala apenas português com a criança.
Cada pai fala os dois idiomas com a criança. A família deve determinar que contexto e ambiente fazem sentido para cada idioma ser usado. Por exemplo, os pais podem falar inglês em casa, mas quando vão para a casa da vovó, todos falam português.
Um dos pais fala um idioma e o outro fala as duas línguas com a criança. Por exemplo, o pai cresceu falando espanhol, então ele fala apenas espanhol com a criança. A mãe é bilíngue e fluente em português e espanhol. Portanto, a mãe fala português e espanhol com a criança. Se você escolher este método, é preciso cuidar para que a criança seja exposta aos dois idiomas com equilíbrio.
Um idioma só é falado por ambos os pais em casa. A outra língua é usada por um avô, babá, cuidador ou irmãos.
Indicadores de aquisição simultânea:
As crianças que aprendem duas línguas ao mesmo tempo geralmente alcançam marcos de desenvolvimento da linguagem de forma semelhante às crianças monolíngues (crianças que falam uma língua). Por isso não esqueça, que ao contar quantas palavras seu filho está dizendo, você precisa fazer uma lista para cada idioma.
Aquisição Sequencial:
Neste modelo de aquisição bilingue, o seu filho não aprenderá os dois idiomas simultaneamente e sim em momentos diferentes do desenvolvimento infantil (normalmente ocorre após os 3 anos de idade). Este aprendizado geralmente ocorre fora do ambiente familiar, como por exemplo na escola ou de forma circunstancial, onde a criança é exposta a um idioma e, em seguida, muda-se para um novo ambiente e aprende o segundo idioma.
Nesta forma de aquisição bilingue a criança passará por 5 estágios que pode durar de 6 meses a 2 anos.
Pré-estágio: USO DA LÍNGUA EM CASA: A criança vai adquirir o segundo idioma principalmente em casa e vai ocorrer seguindo os mesmos marcos do desenvolvimento esperados para o primeiro idioma.
Etapa 1: ESTÁGIO OBSERVACIONAL E DE ESCUTA, também conhecido como “período de silêncio”: Pode ocorrer após a introdução do segundo idioma (após os 3 anos de idade).
O período de silêncio pode variar entre um e seis meses e ocorre normalmente na escola onde o novo idioma está sendo introduzido.
Isso acontece porque a criança está tentando entender e processar o novo idioma que está sendo usado na escola em comparação com o idioma principal usado em casa. Lentamente, a criança começará a tentar usar palavras na nova língua na escola.
Etapa 2: PRODUÇÃO PRECOCE: A criança tentará usar a nova língua, mas suas frases e sentenças podem estar incompletas e não gramaticais. Isso ocorre porque o vocabulário no novo idioma ainda é limitado.
Etapa 3: USO PRODUTIVO DA LÍNGUA: A criança fica mais confortável e proficiente na segunda língua à medida que começa a usar mais frases gramaticais para se comunicar.
Etapa 4: FLUÊNCIA INTERMEDIÁRIA: A criança começa a utilizar frases complexas e a ter conversas de verdade na segunda língua, soando mais como um falante nativo.
Etapa 5: FLUENTE: A criança torna-se realmente fluente no segundo idioma e é capaz de conversar e processar o segundo idioma em um nível avançado.
Se você está em dúvida sobre expor ou não seu filho a uma segunda língua, não se preocupe, porque eles são capazes! Escolha o modelo que funciona melhor para seu filho e para sua família e não esqueça de auxiliar e organizar a criança durante o processo para que ela tenha ainda mais sucesso!!
Referências:
Preston, K. (2014). Quando uma criança fica em silêncio. O líder ASHA. Obtido em https://doi.org/10.1044/leader.FTR1.19112014.34.
Kidspot bilíngue (2018). Os 5 estágios da aquisição de um segundo idioma. Obtido em https://bilingualkidspot.com/2018/09/19/5-stages-of-second-language-acquisition/
Comments