8 dicas de estimulação da linguagem para fazer em casa
- Cíntia Bonfante
- 24 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de jun. de 2021

O desenvolvimento da linguagem, fala e habilidades cognitivas iniciam-se desde muito cedo! Desde bebês, as crianças já estão atentas a tudo que as cercam e já fazem muitas iniciativas de comunicação. Por isso é muito importante estimularmos as crianças desde o nascimento para proporcionarmos o melhor desenvolvimento cerebral. Mas como podemos fazer isso? Proporcionando ambientes ricos em linguagem, com muita conversa, leitura, música e principalmente interação social. A criança não aprende a falar de forma passiva, ou seja, somente ouvindo. Ela precisa praticar e para isso precisa do outro para interagir e responder às suas iniciativas de comunicação.
As crianças não aprendem a falar somente quando vão para a escola. É a partir da interação com os cuidadores que as crianças aprendem o poder e o prazer da comunicação. Então, mesmo com a pandemia e todas as mudanças que aconteceram, não esperamos que as crianças tenham atraso de linguagem em função exclusivamente da pandemia. E surge, então, o seguinte alerta: a importância de orientar o pais!! Saibam que vocês são essenciais para o melhor desenvolvimento das crianças porque estimular é essencial para o bom desenvolvimento infantil. E, por isso, começar em casa não só pode como deve ser o local mais propício para esse desenvolvimento.
Assim, preparei alguns aspectos que podem nortear a família a estimular a criança neste período de tantas restrições, evitando quaisquer prejuízos no desenvolvimento e avanço da linguagem.
Como estimular a fala das crianças

Utilize comunicação não verbal
O simples "oi" e "tchau", por meio de gestos, já dizem muito. Inclusive, a comunicação não verbal é a primeira a colaborar para o desenvolvimento de uma comunicação efetiva. Apontar para os objetos, como livros e brinquedos, no momento do diálogo com a criança, também pode ser um recurso importante para a criança relacionar a palavra com o seu significado.
Converse com seu filho, mesmo que ele ainda não use palavras
A conversa é o que faz as relações avançarem, não é mesmo? Por isso, sempre converse com seu filho, mesmo que ele ainda não se expresse com palavras. Aliás, este diálogo pode e deve se iniciar ainda durante a gestação. Conversar com a criança, familiares e outras pessoas na presença do bebê, ajuda a introduzi-lo no mundo da linguagem.
É por meio destes atos que as crianças, gradualmente, começam a conectar emoções às palavras, como alegria e tristeza. Narrar tarefas na presença do seu filho tende a colaborar consideravelmente para este avanço. É assim também que ocorre a inserção de outras palavras no vocabulário daqueles que já falam com mais domínio e fluência.
Leia em voz alta para a criança
A leitura é muito importante para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, E, quando se tratam de crianças, introduzi-las neste universo ainda cedo é um meio muito eficaz de aprendizagem e comunicação. Contar histórias e ler um livro em voz alta aumenta o interesse da criança em querer falar, além do vocabulário e imaginação criativa.
Livros com imagens e cores atrativas colaboram nesta tarefa. Utilizar deles e outras propostas que tragam experiências sensoriais pode ser muito rico para os pequenos.
Observe e escute seu filho
Comunicar com clareza é uma tarefa que desafia nós adultos. E com as crianças ocorre o mesmo. Assim, dar-lhes o devido tempo de compreensão das perguntas e formulação das respostas é essencial para sua comunicação integral. Evite adivinhar respostas, apressar a criança por respostas. Respeite o tempo dela de processar as informações, sem deixar de estimulá-la a conversar por causa disso.
Escute músicas, cante e dance com seu filho
Crianças adoram cantar e dançar. Mas saia do óbvio. Leve temas que se relacionem com a realidade desta criança. Promova este momento de forma proveitosa, brincando, e não colocando como uma atividade maçante.
Promova interação com outras pessoas
Além da interação com familiares, é de fundamental importância que as crianças brinquem com outras de sua idade. Brincadeiras são ótimos estímulos de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, além da diversão, há desafios nestes encontros que acabam por estimular essa comunicação. Se no momento seu filho está sem escola, busque encontrar familiares e amigos com filhos.
Não infantilize a fala de seu filho ou demais crianças
É muito comum que adultos infantilizem as falas da criança ao se comunicarem com elas. E o impacto disso se dá, inclusive mais tarde. Afinal, a criança amadurece e não compreende o tom de certas conversas, o que é fundamental para qualquer pessoa. Além disso, fale corretamente, para que a criança tenha um bom modelo para se espelhar.
Controle a sua ansiedade
Mais do que o estímulo, é preciso tomar cuidado com as expectativas em relação ao avanço das crianças. Faça a sua parte, mas evite demonstrar suas frustrações acerca das dificuldades de seu filho. Controle a sua ansiedade, pois a criança pode perceber e também se frustrar.
E, na dúvida, busque auxílio profissional qualificado para tratar de questões de linguagem, oral ou escrita, como o suporte de um fonoaudiólogo. E eu estou aqui para te ajudar nestas questões, caso você precise. Conte comigo!
Comments